Hum....

Eu juro que não estive no México. Juro!
Mas a gripe está cá!

ESTOU FARTA DE NOTÍCIAS ALARMISTAS!!!!!
Já não chega?!
Ou é a crise, ou o desemprego, ou uma pandemia ,ou um sismo brutal ou... Que raios!

PS: Fora esta tosse que me faz ter vontade de cuspir os pulmões, estou bem. Apesar de não dormir como deve de ser há duas noites, ser a fã nº 1 de mebocaina, xaropes, chá quente e aloé!

Beijos

Desculpem se vos assustei

Não era minha intenção.
Não quero nem saber as barbaridades em que ficaram a pensar... Eu também fui responsável por esse mal entendido, pois não me expliquei bem. Aliás, ultimamente parece que é algo que se repete na minha vida. Ou não me explico bem (o que é provável) ou as pessoas compreendem da forma que lhes dá jeito (o que também é provável).
Passo a explicar... O que acabou foi um projecto grandioso, de nome Associação Artémis, mas que continuará vivo graças ao esforço conjunto de mulheres que recusam render-se ao silêncio. Estou incluída neste grupo. Estarei sempre! E até que me consumam todas as forças, assim será! Desculpem o desabafo anterior, que não chegou a ser desabafo nenhum pois, tal como vos escrevi, não conseguia colocar os meus sentimentos em palavras. E ainda não consigo fazê-lo. Ser voluntária numa associação é algo que nos dá e suga forças. Acho... Ou melhor, estou certa de que no caso da Artémis as dádivas foram sempre maiores. Pode até ter havido um fim deste projecto, enquanto estrutura, mas na minha vida nunca lhe colocarei um ponto final. Nunca.
Quem me lê, quem me conhece, quem ouviu falar de mim sabe o quanto me custou perder o meu sobrinho. Para quem não sabe, o coração do Tiago deixou de bater, ainda na barriga da minha mana, às 39 semanas de gestação. Um dia antes da data prevista para induzir o parto... Ao contrário do que sempre pensei, não me foi dada a oportunidade de conhecer o meu primeiro sobrinho mas a sua partida trouxe pessoas especiais demais à minha vida. Tudo aconteceu no dia 11 de Abril de 2008. Um dia que vai ficar para sempre nas nossas memórias.
Hoje, a barriga da minha irmã está de novo com lotação esgotada. Vem um Afonso a caminho! Um guerreiro de nome e de alma! Um bebé desejado, fruto da esperança e da força que recolhi ao longo do último ano na Associação Artémis e que em grandes quantidades fui levando à minha irmã, ao meu cunhado, à minha família, ao mundo! Essa mesma associação, onde tantas vezes fui "beber o sumo" da esperança, acabou. (Não me peçam para falar das razões que a condenaram a este desfecho, pois corro o risco de me tornar injusta ou incompreendida). A verdade é que senti esta perda com uma intensidade muito forte. Senti, porque sem a Artémis talvez não me tivesse erguido, talvez não tivesse tido forças para ajudar a minha mana, talvez não tivesse conhecido heroínas que me ensinaram a lutar, talvez tivesse desistido...
Como posso ficar indiferente face ao terminar de algo que me foi tão querido e pelo qual tanto me esforcei? Não posso. Simplesmente, não posso.
Da minha parte vou fazer de tudo para que haja informação sobre esta realidade, sobre este lado negro da maternidade. Da minha parte vou lutar com afinco para que projectos de voluntariado, na área da perda gestacional, como aquele que existe em Braga no S. Marcos (conquista da Artémis) passem a ser a regra e não a excepção.
Da minha parte, cada vez que uma mãe precisar de ajuda para lidar com esta dor impiedosa, eu estarei pronta para a ouvir.
Da minha parte, nem que seja à distância de um fórum público http://perdagestacional.forumeiros.com/ estarei sempre presente. Da minha parte, prometo-vos que vou continuar a homenagear o Tiago, ajudando...
Apesar de toda esta onda de consternação que varreu um projecto, o tema da perda gestacional chegou uma vez mais à televisão. Digam-me lá se estas mulheres são ou não são verdadeiras guerreiras? http://www.fatima.tv/ - Maternidades Fugazes
Sandra e Vera, a minha sincera e profunda homenagem às Mulheres com M grande como vocês!
Um beijo grande para todas e obrigada pelo vosso carinho.
Novidade fresquinha: O meu sobrinho Afonso pesa 300g, na última ecografia estava com um ataque de soluços e está tudo bem com ele e com a mamã! Em Maio, chega a ecografia morfológica. Depois dou novidades.





Vasco, um pequeno grande herói

Em relação ao assunto do post anterior, ainda não consigo dizer o que quer que seja. (Preciso de tempo, ou melhor, precisamos!). Trata-se de uma perda que não é só minha mas de muita gente...
Hoje é um dia especial. O Vasco faz dois anos! E perguntam vocês, quem é o Vasco? É um menino herói, filho de uma mãe guerreira a quem tenho o maior orgulho do mundo em chamar de amiga!
Este bebé fez-me acreditar que era possível sonhar, que valia a pena ter esperança e, acima de tudo, que um dia haveria de ter um sobrinho no colo.
Este bebé tem uma mana especial. Uma irmã que vive no mesmo céu do meu sobrinho Tiago. A Mónica foi uma menina amada, através de uma barriga, que partiu cedo demais mas que ficou eternamente nos nossos corações. Graças a uma das mulheres mais lutadoras que eu conheço, a sua mãe, a Mónica é símbolo de uma das maiores lições de amor. O Vasco é o irmão mais velho e a maior prova de que nunca devemos deixar de acreditar.
Há 2 anos atrás, a minha amiga activestress (http://activestress.blogs.sapo.pt/) viveu um dos momentos mais especias da sua vida e eu, ao conhecê-la, tornei a minha vida especial!
Parabéns, Vasco!

Quero desabafar e não consigo...

Tenho as palavras presas
Tenho a cabeça inundada de dúvidas
Tenho um nó no estômago
Preciso de tempo para digerir
Preciso de ganhar coragem

Paro, penso e não acredito que acabou. Não acredito...

Ps: Explicarei noutro post, noutra altura, com mais calma e mais serenidade.

Nem sei o que vos diga

Ainda não me recompus do delírio mental. Assaltaram a minha casa na madrugada de sábado. Não roubaram nada, felizmente. Não deve ter dado tempo... Algo assustou os ladrões, alguma coisa aconteceu e ainda nem conseguimos aperceber-nos da sorte que tivémos. A tentativa de assalto deu-se através da janela da cozinha. Espantem-se! Eu e o João não estávamos em casa mas os meus cunhados estavam lá, a dormir. Não ouviram nada. Os ladrões entraram e não fizeram qualquer barulho que chamasse a atenção. Nem quero imaginar o que podia ter acontecido se algum deles desse de cara com os ladrões...
Na varanda encontrámos alguns objectos (câmara de filmar, um disco rígido, etc) prontos para tomar um caminho incerto. Estranhamente, não os levaram. A carteira do meu cunhado estava em cima da mesa da cozinha (tirada da mesa da sala) e também não a levaram... É tudo muito estranho. Estou muito assustada. Tenho medo de estar em casa. Passámos a dormir com o alarme ligado e vamos colocar uma grade na janela e outra na porta da cozinha. Nem imaginam o quanto me repugna saber que alguém esteve ali, dentro de casa. Dá uma espécie de nojo.
Resultado do assalto: Roubaram-nos a paz!
Por favor, estejam atentos. Tranquem portas, janelas, escondam as chaves, bloqueiem persianas... Não facilitem. Está visto que a criminalidade veio para ficar e podem não ter a mesma sorte que nós tivémos.
Beijos para todos!

Fui indemnizada!!!!

Pois é, meus queridos, fui indemnizada pela Câmara Municipal do Barreiro! Os pneus novos do meu boguinhas e o alinhamento de direcção foram pagos pela autarquia, que assumiu a sua responsabilidade na falta de manutenção da faixa de rodagem. Depois de 2 meses a ligar todos os dias para a Câmara - de já conhecerem a minha voz e de já tratar a responsável pelo meu processo por tu - consegui que fosse feita justiça! E ainda me sinto uma verdadeira Joana D´Arc (bem tuga em vez de francesa) por ter contribuido para a segurança de todos os frequentadores da estrada nº 1028, em Covas de Coina! Sabem porquê? Porque não só pagaram a minha despesa como arranjaram a respectiva estrada! Tenho dito!

A persistência leva-nos longe! Pelo menos sempre acreditei nesta velha máxima, apesar de noutros campos da minha vida, achar que já ando há anos demais a persistir e resultados nem vê-los! Hum... Mas agora parece que vêm aí novos ventos de mudança! (sem foguetes antes da festa e muita contenção nas expectativas).

Estou feliz, caramba! Recuperei os 169, 66€ e, se pensarmos que estamos a meio do mês, mais feliz me sinto!





Portanto, como reclamar é comigo, aqui vos deixo umas dicas preciosas:

- Não baixar os braços quando algo vos acontece.

- Mesmo que todos digam que não vai dar em nada, vão em frente e RECLAMEM!

- Andem sempre munidos de uma máquina fotográfica para registar qualquer acontecimento e se estiverem pessoas no local, peçam-lhes os contactos (as testemunhas dão sempre imenso jeito)

-Sejam CHATOS

-Liguem todos os dias, insistentemente, para saber que seguimento está a ter o vosso processo

- Joguem com o que tenham à mão ( a comunicação social é uma boa aliada)

- Não dêem nada como perdido, antes do veredicto final



Beijos para todos!!!



Ps: E tenham cuidado com os buracos nos dias 16 de Fevereiro. Ao que parece, já aconteceu o mesmo a mais pessoas neste dia. Não é verdade, martocas?

(Por favor, alguém me tire este desejo absoluto de ir estoirar o valor da indemnização num shopping perto de mim : S )

Adivinhem só...

...Quem se esqueceu da janela do carro aberta, precisamente na noite em que desaba um temporal, com direito a granizo e tudo?
Eu!

Ps: Tenho o boguinhas cheio de água, tenho as calças molhadas, tenho frio, estou a ficar doente e só queria mesmo ter ficado a dormir!

Obrigada...

A todos sem excepção agradeço as palavras, o carinho...
Do fundo do meu coração só vos consigo dizer que estou muito magoada. Esta saudade... Esta saudade não deixa respirar. Se às vezes sinto-me forte, logo a seguir sinto-me completamente absorvida por esta dor. Uma dor que não passa! Uma dor que não atenua! Está sempre aqui...
Como é que se pode passar de um estado de pura felicidade para mergulhar num buraco fundo de tristeza? Em segundos... Foi assim há um ano atrás.
Eu quero realmente acreditar no tal Céu. Juro! Mas é tão difícil... Ninguém entende isto! Deixei de acreditar em muita coisa... Digo e penso coisas das quais me arrependo logo a seguir mas sou genuína neste meu sentir...
Chorei muito nestes dias. Muitas destas lágrimas estavam presas há muito tempo e talvez fosse altura para as deixar sair.
Sabem o que acho mais curioso? O céu esteve assim naqueles dias... Cinzento, carregado, tal e qual como o nosso coração.

Um beijinho grande, Tiago...Parabéns pelo teu 1º aniversário. A tia não se conforma, não era para ser assim... Não era! Mas prometo-te que jamais te esqueceremos. O nosso amor é grande e vai alcançar o Céu. Para sempre!

Ps: Só volto a escrever quando estiver mais animadinha. Não estranhem a minha ausência. Um beijinho muito grande

Por mais que tente...

Sinto que me levaram todas as forças...Há um ano atrás, esperava ansiosamente que o telefone tocasse e que do outro lado me dissessem que o meu sobrinho estava a caminho. Tinha a mala feita para ir para Viseu a qualquer altura, bastava saber que a minha mana tinha dado entrada no hospital...Nessa semana, lembro-me de chegar do trabalho tarde e, mesmo cansada, ia pintar a fraldinha que tinha comprado com tanto amor para o Tiago... Queria dá-la no dia em que nascesse. Não tive tempo de pintar o nome. Não cheguei a dar.Era uma quinta-feira, o céu tinha as mesmas nuvens cinzentas, numa espécie de cenário para o que nos esperava... O telefone tocou mas, contrariamente ao que pensava, do outro lado ouvi a frase mais dura de sempre. Foi o dia mais triste que me recordo de ter vivido. O Tiago nasceu no dia 11 de Abril, sem vida...Tudo mudou, desde esse dia... De repente, muitas coisas que achava importantes perderam todo e qualquer sentido. Alteraram-se prioridades, aligeiraram-se expectativas, aprendi a sorrir de uma maneira diferente. Dava tudo de mim para nunca ter visto a minha mana e o meu cunhado destroçados daquela forma, dava a vida para nunca ter testemunhado aquela tristeza nos meus pais, dava o meu coração por um segundo de brincadeira com o meu sobrinho...Uma parte de nós foi com o Tiago para aquele imenso céu de onde nos olha, de onde nos protege, de onde acautela o irmãozinho que cresce na barriga da melhor mãe do mundo! É assim, não é? É assim que temos de pensar, não é? E se vos disser que não consigo? E se vos disser que também eu não tenho forças? Sinto que não as tenho nem para mim, nem para a minha irmã, nem para a minha família... Não tenho.Caiem-me as lágrimas e não vos consigo esconder a revolta que vai cá dentro!Porquê Deus? Porque é que permitiste uma tragédia destas? Porque é que continuas a permitir que famílias inteiras passem por esta dor corrosiva? PORQUÊ? Tu, Todo Poderoso, Aquele que faz a justiça divina, onde estavas? A Ti não te perdoei! Não sou pessoa de crenças mas sim de convicções. Como queres que acredite em Ti se levaste o meu sobrinho? Como queres que te dê valor se, insatisfeito, apressaste-te a roubar a minha pobre avó logo a seguir? Como queres que tenha fé em Ti se continuas a permitir que as mães continuem a sofrer desta maneira?!Por favor, alguém me diga como é que esta dor vai embora... Tenho tanto medo! Tanto, meu Deus! Juro que em nenhum momento deixo que o pensamento de que algo possa correr mal com o Afonso assole a minha cabeça. Mas tenho tanto medo. Tanto que sinto o coração gelar.Aos poucos, com a ajuda de verdadeiras heroínas desta vida, aprendi a ser tia de um anjo e acredito com toda a força do meu coração que vou pegar o Afonso no colo e dizer-lhe vezes sem conta que o amo. Vou olhar o meu sobrinho nos olhos (verdes como os do avô), vou abraçá-lo, vou sentir aquele cheirinho de bebé, vou chorar de alegria, vou gritar bem alto que ele é fruto de muito amor e de muita esperança. Joana

O que é uma má ideia?

Uma má ideia, ou melhor, uma péssima ideia é ter tido um dia de cão, ter vontade de desaparecer, estar com a neura, abrir o frigorífico e lembrar-me de fazer um doce!
Tinha um pacote de massa folhada prestes a passar do prazo e, como não sou de deitar comida fora, resolvi aproveitar a dita massa e fazer uma sobremesa. Vi nos milhares de sites e blogs de receitas que há na net que era FÁCIL fazer uma daquelas TARTES DE PASTEL DE NATA. Não parecia realmente nada de complicado. Era só deitar tudo ao molho no liquidificador, depois levar ao lume num tachinho até engrossar e despejar em cima da tarte...
Eu inovei, caros amigos! Fiz a chamada TROMBOSE DE NATA! Ficou uma real m....! O João (com um olhar desesperado de quem procura alguma solidariedade nos meus olhos) não conseguiu ir além de uma garfada e eu comi só para provar a mim própria que não tinha corrido assim tão mal. Mas correu! O aspecto nem era mau, juro! Mas o sabor.... Ficou uma espécie de massa crua, onde faltava açúcar, cheia de grumos, (que mais parecia o resultado de uma paragem de digestão de alguém!) em cima de uma tarte de massa folhada que ainda por cima queimou nas pontas! Agora está lá aquela porcaria a encher-me o frigorífico e provavelmente vai ter o lixo como destino!*
Para acabar o dia em grande, recebo uma carta do Hospital do Litoral Alentejano a dizer que tenho de pagar um acto médico realizado em Agosto do ano passado! Mas eu até achava que tinha pago!!!! Mas não encontro o comprovativo! Não tenho alternativa a não ser ir à porcaria dos correios hoje e pagar! Chiça! Estou mesmo com os nervos à flor da pele!
O meu dia de ontem foi para esquecer! E algo me diz que o de hoje vai pelo mesmo caminho...
Sinto-me tão... Sinto-me sem sentir! Estão a ver a ideia?
* Eu até nem cozinho mal, a sério que não... Ontem tinha sido bem mais sensato ter comprado um pacote de amêndoas de chocolate e ter-me entretido a devorá-lo. Eu sei!
Beijos

Aproximam-se dias difíceis...

Alguém trave estas recordações...
Alguém me diga que não era para ser assim...
Faz hoje um ano que senti o Tiago pela última vez através da barriga da minha mana...
Faz hoje um ano que a família estava toda reunida e feliz...
Faz hoje um ano, que escrevi num guardanapo uma mensagem familiar profunda e sentida (que provavelmente deve estar na parede daquele restaurante em Viseu). Estávamos à espera do nosso rebentinho...

Há um ano atrás não fazia ideia do que nos esperava...

Andam a testar a minha paciência!

É só para vos informar que estou aqui, estou a aparecer na SIC no programinha "nós por cá!". Antes disso, estou prestes a ir armar a peixeirada para a reunião da Câmara Municipal do Barreiro!
Lembram-se da minha história dos dois pneus rebentados? Ah pois.... Foi no dia 16 de Fevereiro, há quase dois meses atrás e, desde então, a única informação que tenho tido é a de que o meu processo encontra-se em apreciação nos serviços jurídicos da Câmara! Muito tempo demoram estes filhos da mãe a apreciar processos! E tem piada que a mim também me tinha dado jeito apreciar a minha carteira cheia mais tempo, antes de me terem saltado de lá os 170 euros do arranjo! EXIJO O DINHEIRO DOS PNEUS E DO ALINHAMENTO DE DIRECÇÃO! E JÁ!
Sabem porque é que escrevo assim tão irritada? Então não é que hoje abro o meu e-mail e vejo que tenho umas palavrinhas vindas directamente da Câmara. Passo a transcrever:

Estimada Dra. Joana,

No seguimento do V/ e-mail, vimos por este lamentar o sucedido e informar que já se procedeu à reparação das irregularidades que se encontravam na via.
Gratos pelo V/ contacto e com respeitosos cumprimentos.


Além de estar muuuuuito bem escrito ( com certeza foi um copy paste, porque escrever dá trabalho, e ups! Escapou-se o "meio!) apetece-me responder assim:

Cara- Sra. - que- atende - as -minhas -300 mil -chamadas -desde -que- rebentei -a -m... -dos- pneus,

Fico muito contente por terem arranjado a m... da via e terem assim evitado que alguém perdesse a vida, como eu ia perdendo a minha. A reparação da estrada (1 mês e tal depois) já lá vai. ENTÃO E A REPARAÇÃO DO MEU CARRO?????? Já agora, não agradeça o meu contacto, pois não o fiz por vontade própria, e por mim, nunca tinha trocado quaisquer palavras com a sua pessoa!

Tenho ligado todas as semanas (duas e três vezes) para a incompetente que anda a "tratar" do meu processo. Sim, porque ele precisa que lhe limpem o pó de vez em quando... A resposta é sempre igual. Esta tarde, depois de ter lido o mail, liguei novamente.
Agradeci por não terem feito mais do que a sua obrigação e aproveitei para avisar que, em breve, iria pessoalmente até à Câmara para me inteirar de que o processo estava a ser alvo do devido tratamento!
É que esta senhora parece uma cassete! Dizia-me sempre o mesmo quando, há coisa de duas semanas atrás, ( já o meu processo estava lá há mais de um mês) lembrou-se que, afinal, faltava anexar a fotocópia do meu cartão de contribuinte ao resto da documentação! ( Entenda-se por documentação: fotografias da cratera, o papel do reboque, da despesa da oficina, contactos de testemunhas, etc.) Poupem-me!
Lá mandei por fax, lá liguei para me certificar que aquela incompetente sabia receber um fax e cá estou eu. Continuo à espera que a Câmara assuma a responsabilidade! Curioso... Se tivesse pedido à oficina que me tratou do carro para só pagar a despesa quando a Câmara me pagasse a mim, havia de ser bonito...


Juro que tenho tempo, persistência e paciência para insistir! Ah, se tenho! Hoje no telefonema número 476000 que fiz para a Câmara deixei bem claro que não me ia calar! (Até já conhecem a minha voz!)
Portanto, se virem alguma doida nas televisões, rádios ou nos jornais a reclamar por causa de uns pneus rebentados e um alinhamento de direcção, sou eu!!

Também é giro estar do outro lado da barricada! Olha que bem, em vez de dar a notícia, a notícia sou eu!

Só para não acharem que sou paranóica, vejam pelos vossos próprios olhos!

Ps: Caramba, cada vez que me lembro do susto que apanhei...
Só para terem noção, se passam dois carros nesta via ao mesmo tempo, um deles era obrigado a cair no buraco e logo a seguir há um entrocamento! A faixa é tão estreita que não passam dois ao mesmo tempo!



Fim de reclamação!

Bom fim de semana a todos!

Parabéns, Mana!

Há 30 anos nascia uma grande Mulher...
Apesar de teres nascido às 8h30, a mãe só te conheceu perto do meio dia. Eras muito pequenina (ainda hoje! Ahahah!) e tiveste de ir para a incubadora. Hoje, provas que a força nada tem a ver com o tamanho. E do "alto" do teu metro e meio de altura mostras o quanto és grande!
Escolheste este dia para "visitar" aquele mar vigoroso onde nos despedimos do Tiago. Sei que querias fazê-lo há muito e junto com o Filipe vais ganhar forças neste dia especial. Acredito que vás "apresentar" o Afonso ao mano mas lembra-te que hoje o Céu também está em festa, porque a mamã de um anjo faz anos!
Gosto tanto de ti, mana...
Tenho a certeza de que tu e o Filipe vão dar ao Afonso os pilares para que ele se orgulhe sempre de vocês e possa ser muito feliz!
Um beijinho muito grande da mana que te adora, te admira e que vai estar sempre a teu lado! Sempre!
Parabéns! Parabéns! Parabéns!

Acredito que há um retorno...

...para tudo o que fazemos!

Há uns anos atrás, quando ainda estudava na faculdade e vivia em Lisboa, estava no C.C. Colombo quando vi um saco de compras "esquecido", junto a um banco. Levantei-me e fui buscá-lo, julgo que tinha um casaco lá dentro e estava com as etiquetas e o respectivo talão. Levei o saco até ao segurança e entreguei-o, pois alguém o tinha perdido. Na altura, lembro-me de pensar que alguém ia ficar muito contente por eu ter encontrado o saco e talvez um dia fizessem o mesmo por mim. Assim foi... Esse dia chegou no sábado passado, quando estive em Viseu.
Eu, a minha mana, o João, o meu cunhado e a minha mãe tinhamos ido passear ao Palácio do Gelo (tipo fórum) e a minha mãe tinha comprado um casaco. Depois de jantarmos, já em casa, a minha mãe pergunta pelos sacos das compras e apercebe-se que o saco com o casaco não estava lá! Começámos todos a questionar-nos... Conclusão: tinhamos perdido um dos sacos! Ligámos para a última loja em que tinhamos estado (onde, por sinal a avó babada tinha comprado uma fraldinha para o Afonso) e nada! A senhora da loja disse-me que não tinha lá ficado nenhum saco e eu deixei o meu contacto, caso aparecesse. A minha mãe estava muito triste... E estava-me a custar tanto vê-la assim que nem imaginam!
Já todos tinham dado o casaco por perdido....Entretanto, lembrei-me que provavelmente o Palácio do Gelo teria uma secção de "Perdidos e Achados"! Procurei na internet o contacto e liguei! Do outro lado, dizem-me que o saco com o casaco estava lá! Fiquei tão feliz!!! Tinha sido eu que tinha deixado o saco junto ao banco, onde fiquei com a minha mana a descansar, enquanto eles tinham ido ao jumbo. O saco foi encontrado por uns rapazitos do City Bank que repararam que «tinha sido esquecido por uma grávida e uma menina bonita!» Subiu-me o ego quando o segurança me contou este pormenor! Ahahah! Correcção: Uma grávida e uma menina lindas de morrer! E que por sinal até são irmãs! :)

Serve este episódio para lembrar que às vezes leva o seu tempo mas somos sempre recompensados pelas nossas acções.

Num dia particularmente difícil para mim como este - onde só por um milagre não me precipitei numa decisão que podia mudar a minha vida - vale a pena recordar histórias como esta.

Um beijinho grande para todos!