Os valores... (os que não se compram)

As aprendizagens que fazemos na vida nem sempre são fáceis de interiorizar. É um facto. No campo das amizades, infelizmente ainda não consegui proteger-me. Parece que quanto mais dou de mim, mais maldade atraio... Preciso de fechar a porta frágil do coração às más intenções aos interesses, à falta de escrúpulos mas, na verdade, só consigo receber de braços abertos os candidatos a amigos, sem julgar, sem medos, sem preconceitos. Assim foi, assim é, assim tem acontecido comigo. Sempre! Pergunto-me porquê? Coloco alguns pontos de interrogação em questões, onde antes era impossível colocá-los. Surgem-me dúvidas e sinto de repente o coração amargurado com tanto uso e abuso do conceito de amizade, que eu tanto respeito... Talvez seja assim mesmo. Talvez seja deste conjunto de situações que os entendidos falam quando soltam aos quatro ventos "estás a crescer e as desilusões fazem parte desse crescimento!". Pois bem, se crescer é assim, às vezes penso porque não permaneci sempre criança? Não pode ser... A realidade da vida diz-nos que não pode ser.
Hoje, sinto-me particularmente triste. Talvez porque tenho a certeza de que teria evitado uma série de problemas que hoje tenho na minha vida, se tivesse guardado algumas verdades e considerações só para mim. Não as guardei. Também nao abri a boca para o mundo para falar da vida dos outros mas a verdade é que os mais fracos têm sempre a necessidade de arranjar um culpado para desculpabilizar as aitudes dos outros e, desta vez, a culpada fui eu. Não me interessam falsidades de pessoas que se aproximaram de mim com interesse, que me usaram para penetrar noutros mundos, que tentaram brincar com o meu carinho e amizade... Não me interessam. Interessa-me sim, provar às pessoas que amo e que realmente são importantes na minha vida, que a verdade virá. Mais tarde, mais cedo, virá! A integridade e a honestidade são, para mim, valores dos quais não abdico para ser feliz, para me sentir bem comigo mesma, para deitar a cabeça na almofada e conseguir dormir. Porque a paz da minha consciência não se compra! Num mundo actual, tão consumista, em que quase tudo está à venda, tantas pessoas gostariam de poder comprar traços de personalidade que não têm e nunca vão ser capazes de ter. Frasquinhos de honestidade postos à venda em qualquer supermercado, certamente fariam sucesso. Quanto a mim, já "comprei" o antídoto contra pessoas mentirosas, mal intencionadas e sem escrúpulos. O segredo: DESPREZO!
Perdoem-me o desabafo...
Escrever liberta a alma, a minha sente-se hoje bem mais livre :)