Peditórios

Com o Natal chegam os inúmeros stands de associações, estrategicamente erguidos nos centros comerciais, e com eles as centenas de pedidos de contribuição para esta ou aquela causa. Ora, eu tenho por hábito respeitar todas as pessoas e não me lembro de sequer um dia ter virado a cara ou tivesse respondido incorrectamente a alguém que me interpelasse num desses centros! Desde que me associei ao Projecto Artémis, ainda fiquei mais sensível a este respeito e, para meu grande mal ou infortúnio da minha carteira, não posso ajudar tanto quanto queria.
A verdade é que eu normalmente contribuo sempre nestas causas e para estas associações, até porque em breve também faço contas de estar do outro lado do stand a representar orgulhosamente a minha bonita ASSOCIAÇÃO ARTÉMIS. Acontece que, parece que virou moda pedir uns "simbólicos" 5 euros de donativo para levar uma caixinha, um bonequinho ou seja o que for em troca, impedindo que qualquer pessoa que queira apenas dar uma pequena ajuda o possa fazer. Como já tinha dito, não tenho por hábito ser mal educada nem tão pouco virar as costas a estas voluntárias que fazem este trabalho. Mas, ontem, meus amigos...
Ia eu descansadinha nó Fórum Montijo quando uma dessas meninas, de uma Associação que nem me recordo o nome, me perguntou se eu tinha um minuto. Respondi-lhe que sim e limitei-me a escutá-la... Era uma associação que apoiava crianças e estava a vender umas caixas por 5 euros ( bla bla bla)... Deixei-a terminar e, educadamente, disse-lhe que entendia perfeitamente pois também eu representava uma Associação (falei-lhe da Artémis mas ela não conhecia) e no final disse-lhe que 5 euros eram uma quantia alta, mas que se eu pudesse contribuir com algum valor simbólico, seria um prazer. Ela respondeu-me prontamente que não podia ser. Ou 5 euros ou nada. Ok, eu agradeci e segui caminho. Ora, quando me estou a ir embora, ouço a fulana (COM QUEM EU TINHA SIDO BASTANTE SIMPÁTICA) a dizer à outra colega a seguinte pérola: "Olha-me esta, não tem 5 euros mas anda nas compras!" Bem, meus queridos, saltou-me a tampaaaaaaaaaa!!! Em primeiro lugar: Não andava às compras por vontade própria!!!! Andava sim desesperada a ver se encontrava alguma coisa para um baptizado que o meu querido namorado fez questão de me avisar ONTEM!!!! Em segundo lugar: Mesmo que eu andasse às compras, ela não tinha nada a ver com isso! Em terceiro lugar: Se quis contribuir simbólicamente e não me foi dada essa oportunidade, quem é ela para me censurar???? Sinceramente, voltei-me para trás, mostrei-lhe a minha pior cara e só fui capaz de pensar para mim, no quanto esta gente não regula! A mim ensinaram-me que 10 pessoas que dêm um euro, fazem 10 euros! Ou será que uma a dar 10 euros é mais importante?! Fiquei triste! Aquela parvalhona conseguiu deixar-me mal disposta e sabem o que é pior? É que as criançinhas daquela associação, como tantas outras, não têm culpa! Se eu pudesse, amigos... Se eu pudesse dava tudo! E olhem que só há pouco tempo é que percebi que sózinha não vou poder mudar o mundo... Mas posso mudar o mundo de alguém, verdade?

1 comentários:

Anónimo disse...

ao tentar procurar legislação sobre estas empresas ( sim sao empresas) que fazem estes peditórios, dei-me com este post.
Não consigo de deixar comentario.
Desses tais 5 euros:
1 euro e meio é para quem vende o boneco
2 euros para a empresa
cada brinde fica em cerca de 70 centimos ( porque v~em da china)

...o restinho é para a associação e como na associação também alguem tem de comer para as crianças vai pouco.
Isto devia ser denunciado mas não é. Vá -se lá saber porquê!!!!!