Vou ser bem sincera...

... Eu e o Natal não estamos em sintonia. Aliás, acho que nunca estivémos mas, neste ano em particular, não me sinto tocada por um espírito que há muito perdeu o seu propósito. Ontem, sentada à mesa, conversava com o meu avô e os seus quase 80 anos de vivências fizeram-me perceber que realmente a evolução das coisas é algo de extraordinário.
"Antes, no Natal era quando se comia melhor, porque havia carne na mesa, uns enchidos e às vezes até um doce, porque no resto do ano comia-se uma sardinha para três, sopas de cavalo cansado(...) e essa história das prendas, quais prendas! A melhor prenda era comer melhor!" refilava o meu avô. Tem razão... Mas a verdade é que hoje as coisas são diferentes.
Eu decidi que este ano não vou oferecer prendas a ninguém, pelo menos dessas ,comercialmente falando. Tenho intenções de fazê-las eu própria e de presentear os meus queridos familiares com o meu amor e carinho. Não quero andar na azáfama dos centros comerciais, não me apetece viver o Natal dessa maneira... Não me apetece! Não quero! Além disso estou a juntar dinheiro para a casa com o João e vamos passar a ter muitas despesas a partir de Janeiro e, além disso, não tenho de dar justificações a ninguém do que faço ou deixo de fazer com o dinheiro! Depois, há algo que me anda a perturbar... No ano passado, a maior parte das prendas foram para o Tiago que não as pode abrir porque estava na barriga da minha mana. Há um ano atrás, pensava que este Natal seria uma animação com os 8 meses do meu sobrinho e novamente a maior parte das prendas para ele... Mas, ao contrário do que imaginei, não vai ser assim. E esta realidade assalta-me o coração. Junta-se a ela o facto de também a minha avózinha já não estar junto de nós e portanto... Não consigo sentir-me entusiasmada com o Natal. Ponto. Será que me compreendem? Vamos para Viseu passar o Natal com a minha mana e espero, de coração, que esta quadra me dê a paz e serenidade necessárias para desfrutar do prazer de conviver com a minha família.
Beijinhosss

1 comentários:

Catarina disse...

Compreende-se perfeitamente! Mas hão-de vir outros Natais, o importante é não perder a esperança!

Beijocas do João Maria e da Catarina

P.S. Tens um desafio lá na minha chafarica ;)