Oportunidade, onde andas tu? Procuro-te incessantemente!

É oficial! Sou mais uma jovem prestes a engrossar as infindáveis listas do desemprego.
Como me sinto? Absorvida por uma anestesia mental, suficiente para ter passado uma noite em claro, avaliando todas as opções profissionais que fui tomando ao longo da minha vida. Até hoje. Até agora. Até este momento.
Sinto-me uma espécie de jogadora que fixa o cimo da mesa, olhando para o que restou das apostas nos cavalos errados. Nunca tive aptidão para o jogo, embora a vida me tivesse feito o favor de ensinar que a sorte e o azar andam de braço dado com o empenho, com a vontade de chegar a algum lugar. Um lugar que não este onde estou agora.
Esta manhã, enquanto falava com o meu melhor amigo, dizia-lhe que não era assim tão mau. Afinal de contas, há muito que procurava uma mudança. E as mudanças podem/devem ser para melhor. Eu acredito que assim será. Convictamente.
"Baixar ou levantar os braços custa exactamente o mesmo, apenas muda o movimento que escolhemos", frase sábia dita pelo Sr. António. Era um velhinho amoroso que costumava sentar-se no banco em frente da minha casa em Benfica, quando eu ainda era estudante. Aprendi muito com ele... Entre uma cartada e um cigarro, o Sr. António era um homem experiente num corpo massacrado pela dureza da vida. Nada lhe tirava o sorriso. "Só não quero solidão, menina", dizia-me tantas vezes. Enquanto existissem baralhos de cartas, companheiros de batota, um cigarro e um banco de jardim, este homem teria vida. Não lhe segui o rumo. Não sei o que foi feito daquele sorriso amarelado pelo alcatrão. Nunca mais pisei aquelas ruas de Benfica. Mas lembro-me do Sr. António muitas vezes. Vezes demais.
Hoje aqui estou. Faço uma pausa na arrumação da secretária (companheira dos últimos dois anos) para escrever neste canto de desabafo onde há tanto de mim. Hoje sinto-me assim, sem sentir. Leio e releio o meu último post, onde me apercebo que o "safanão" chegou. Não, não tenho aspirações em tornar-me taróloga, vidente, etc. Torna-se fácil adivinhar o futuro, quando o presente nos dá sinais. O meu trabalho tinha vindo a dá-los. A cada dia, a cada mês...
Escrevo-vos para dizer que não baixo os braços. Escrevo para conseguir acreditar que a minha oportunidade anda algures por este mundo. Perdida. Tal como eu me sinto neste momento. Escrevo para me certificar que, conscientemente, não baixarei os braços pois, tal como o Sr. António tantas vezes dizia, custa o mesmo do que levantá-los. Escrevo-vos porque preciso de mimo e das vossas palavras de conforto. Escrevo porque escrever, comunicar oral e verbalmente, são sonhos de menina que não quero deixar que morram.
Se conhecem alguém, ou alguém que conhece alguém, ligado à comunicação ou jornalismo (televisivo, radiofónico, escrito) digam que existe uma jovem jornalista que ama o que faz e que procura uma oportunidade. Essa jovem sou eu.
Obrigada por me lerem... Obrigada.
Beijinhos

9 comentários:

activestresss disse...

Amiga... nem sei o que te dizer...
Sabes que estou a qualquer hora, 365/6 dias por ano, não sabes???

Olha volto a dizer... talvez venha em boa hora, nunca se sabe e como és gaja de levantar os braços sei que vais encontrar o que pretendes!!!

Se souber de alguma coisa, vou a correr contar-te!

Olha esqueci-me do tlm em casa... se me quiseres ligar para o escritório vou estar por aqui!

Beijos

Xana disse...

Linda, coragem para enfrentar esta nova fase da tua vida! Não desistas nunca, apesar desta fase tão má que atravessamos.
Um grande beijinho

Dona Mãe Babada disse...

amiga, colega, companheira, camarada!
não quero parecer que estou a gozar (embora a verdade é que tava a ler o post sobre o escaldao dos pés antes de ter lido este e se há coisa para a qual tens muito jeito é escrever coisas comicas) mas...
o que te quero dizer é que estás com o espírito certo: não baixar os braços (mas convém depilá-los nesse caso).

olha, tou a tentar a animar-te, ok?

já passei pelo mesmo e acredito mesmo que há males que vÊm por bem e que as coisas boas acontecem às pessoas boas. eu sei que sao frases feitas, mas resumem tao bem a minha vida nos ultimos tempos...

a serio!!! força mesmo!!! há que ver sempre o lado bom - afinal vais ter ferias, vais poder dedicar-te a ser tia, nos entretantos vais fazendo kk coisa como freelancer, quem sabe até consegues substituir alguem que vá de férias, conheces outras pessoas, esbarras com uma oportunidade...

inscreve-te naqueles sites k mandam as ofertas todas para o mail, vai ao "carga de trabalhos", manda candidaturas espontaneas, não baixes mesmo os braços.

mas...

e agora mais a sério e um bocado armada em advogada do diabo: pensa bem se queres mesmo continuar no jornalismo ou se nao seria boa ideia experimetnares outra area. a mim custou, muito mesmo, porque sonhei ser jornalista desde que me lembro de ser gente. mas senti-me tao desiludida, tao explorada... acabei por experimetnar outras coisas e gostei muito (e sao mais estáveis e mais bem pagas, infelizmente isso tb interessa).

pensa! aproveita para pensar muito!


um grande enorme gigantescozorro beijinho de força!!!

PauLLa disse...

Oh amiga
"Join to the club"
Parece que o emprego da moda é o desemprego!!!!
Tu es lutadora e profissional e vais encontrar um trabalho à tua altura brevemente
Muita força
Jokas gds!!!!!

Maria disse...

Sei que esta será só mais uma etapa que ultrapassarás e depressa chegarás onde pretendes, porque és uma lutadora!
Beijinho grande

Carla Brandão disse...

Força Joana, não te deixes vencer pelas adversidades e olha que o que às veses parece mau vem a revelar-se bom. Não é o fim do mundo, há sempre quem esteja pior do que nós, com um cancro ou outras fatalidades assim, o desemprego é apenas um percalço que vais rapidamente ultrapassar. beijos.

Liliana disse...

Joana lamento que fiques desempregada, mas não baixes os braços. Tu tens o dom da palavra, és uma óptima jornalista. Cada palavra tua transmite sentimento e nem todos os jornalistas conseguem fazê-lo. Tu consegues amiga! Vais ver que logo bate à porta aquela oportunidade tão esperada.Vou torçer por ti. Um beijo muito grande da Liliana e do Tiago.

Loira disse...

Joana, sei o que é isso. Já passei pelo mesmo... e foi horrível. Mas passa.
Em frente, querida. E aproeita o tempo q tiveres para ti e para os teus!
beijinho

Johnny Mary disse...

Ai amiga, pensar que há uns tempos atrás assombrou-me um destino idêntico, que sem ter se concretizado me deixou completamente de rastos e perdida...
Admiro-te pela capacidade que tens de não desanimares! Também estou aqui para o que precisares e garanto-te que se tiver a oportunidade de enaltecer o teu profissionalismo e brio, não vou deixar de o fazer de maneira alguma ;)

Beijocas