Sabem uma coisa?

Não me apetece perder tempo a contar-vos o resto da minha odisseia na Segurança Social. Até porque vocês devem imaginar muito bem o que se seguiu. Se fosse recordar-me daqueles momentos ia fazer com que voltassem sentimentos muito maus e, hoje, o que tenho no meu coração é tudo menos tristeza e revolta.
Tenho algo muito mais valioso para partilhar com vocês. Ontem foi um dia muito importante para mim. A Associação Artémis esteve representada no "Barrigas de Amor", um evento que teve lugar no Parque dos Poetas , e que graças a um fantástico grupo de voluntárias levou mais alto o nome da Associação e a mensagem que lhe dá forma.
A luta em nome da sensibilização e o apoio a mães e familiares que passaram por uma perda gestacional (aborto espontâneo, morte fetal ou morte pé natal) não pode acabar e nós somos a prova de que enquanto há esperança, há vida!
Tive a honra de conhecer neste evento mais uma lutadora como a minha irmã. A Vanda (amiga da minha mana e do meu cunhado) passou por um aborto espontâneo, por uma gravidez ectópica e é mãe do anjo Matilde que foi para o Céu há cerca de um mês e meio. Enfrentando os seus medos e fraquezas, vestiu a camisola da Associação e juntou-se a esta causa de corpo e alma. As lágrimas nos olhos foram uma constante, mas estou certa de que ela saiu de lá com um coração sorridente e reconfortada com os inúmeros exemplos de coragem com que contactámos ao longo do dia.
Pudemos também contar com a Maria dos Anjos, uma senhora fantástica que se juntou a nós, levada pela mesma dor que há cerca de 20 anos lhe levou um filho ainda na gravidez. Com um sorriso fantástico e uma força incrível, a Maria dos Anjos esteve no nosso expositor da parte da manhã e mostrou que a dor e a saudade não se esquecem mas que é possível começar de novo. A Diana (já agora, sê muito bem vinda ao meu cantinho de palavras, minha querida)... A Diana é uma menina que eu não conhecia mas de quem já tinha ouvido falar muitas vezes, através da Sandra. Pude testemunhar na primeira pessoa, que ela é, de facto, uma força da natureza. Quando a vejo chegar, com um colar cervical, pronta para ajudar, percebi que realmente só trava a acção quem não tem vontade de agir. Adorei conhecê-la! Ainda para mais, é mãe de um Afonso! Ahahha... Curiosamente, também nasceu em Setembro, o mês em que está previsto que o meu sobrinho Afonso nasça! A Diana nunca passou por uma perda, nem teve ninguém perto dela que tivesse passado por esta privação mas, ainda assim, não quis alhear-se de uma causa que assume como sendo sua, visível em cada acção de voluntariado no seio da Artémis.
A Xana, foi com a Maria ao Barrigas de Amor. A Xana é uma menina que conheci em Novembro passado no almoço de natal da Artémis. Naquela altura, ouvi-lhe pouco mais do que uma frase mas lembro-me até hoje daquele olhar triste e carregado de lágrimas. Tal como a minha irmã, também ela tinha perdido a sua razão de viver às 37 semanas de gestação. Tinha passado apenas um mês desde que tudo tinha acontecido e a Xana tinha decidido ir conhecer-nos. Foi tão importante! Ontem, quando a reencontrei, conheci uma Xana diferente! Um sorriso encantador, uma força inesgotável e uma Maria que cresce cheia de vida na sua barriguinha!
A Cristina, bem... Não há palavras para a descrever! Depois de um ensaio, veio juntar-se a nós com apenas um iogurte no estômago mas muita vontade de marcar a diferença. A Cristina é mãe da Filipa, com cerca de 8 anos, e trava uma batalha contra o tempo para tentar engravidar novamente, depois de já ter passado por cinco abortos espontâneos em diferentes períodos da gestação.
A Sandra, a minha amiga Sandra, foi mais uma vez a minha companheira destas lutas. Foi através dela e da Mónica que percebi que éramos pessoas especiais. A Sandra fez-me acreditar que o Tiago tinha sido recebido no Céu pela filha dela e eu, acreditei que cá em baixo era a mãe da Mónica que zelava por todas nós. Desde então, aprendi tanto... Senti que o sorriso desta mãe que se recusa a que esqueçam a sua filha era a maior inspiração para mim, enquanto tia. Foi através das suas palavras, da sua coragem que me reergui e mostrei a toda a minha família que era possível voltarmos a viver! Era possível... O Vasco, o irmão da Mónica, é a prova de que a esperança é a nossa razão de viver. Uma filha no Céu, e um filho na terra, como ela sempre diz.
Passava horas a falar-vos destas guerreiras! São para mim, verdadeiros exemplos de coragem e esperança! Tenho-as no meu coração.
Ontem, no Barrigas de Amor, senti por diversas vezes que os nossos anjos estavam ali. Estavam presentes nas inúmeras caras que passaram pelo expositor da Artémis, nos inúmeros olhares divididos entre a dor e a saudade, na solidariedade de cada sorriso, de cada gesto...
Senti que estávamos a fazer a melhor das homenagens aos nossos anjos. Senti que o meu sobrinho Tiago, a Mónica, as Matildes e todos os anjos haviam de se orgulhar por nunca nos esquecermos da sua curta existência...
Ontem senti a verdadeira sensação de Missão cumprida!

Obrigada Artémis!

3 comentários:

activestresss disse...

Ó amiga... ou hoje estou muito sensível ou também tu me meteste a chorar!!!

Esqueceste de falar de ti...

Joana, pessoa extraordinária, com um coração muito, muito grande que apesar de não ter gerado um filho na barriga, gerou um sobrinho no coração! Mulher com garra, determinada e cheia de amor para distribuir.

Obrigada pela tua quiche maravilhosa, mas acima de tudo obrigada por seres quem és!!

E se a Mónica se sente orgulhosa, o Tiago não lhe fica atrás!

És de facto uma pessoa EXTRAORDINÁRIA... uma mensageira... é só as pessoas especiais o são!

Agora vai bugiar, que já me meteste a chorar!

Sonia (traquinas) disse...

resposta respondida...bastava ler mais um pouco o seu blogue e pronto...
a mãe da Mónica e´uma senhora fantástica..há uns tempos que leio o seu blogue e leva-me do choro á risa em segundos..e com o amor que ela mostra faz-me amar mais os meus filhotes, e isto porque? porque vejo o que tenho e já comecei a "escolher" melhor as minhas prioridades...

beijocas

Ana Cordeiro disse...

O Tiago está, com toda a certeza, muito feliz por ver a tia a lutar por uma causa tão bonita!!!