Profundamente revoltada

Não, não estou revoltada com a vida.
Não, não estou revoltada com o mundo.
Não, não estou revoltada com o desemprego.
Não, não estou revoltada com a segurança social.
Não, não estou revoltada com a mal amada que me recebeu no IEFP.
Não, não estou revoltada com as pessoas ou comigo.
ESTOU REVOLTADA COM O ESTA REPÚBLICA DAS BANANAS A QUE CHAMAM DE SISTEMA!

Não se assustem ao ler-me. São desabafos. Como já vos disse antes, não vou baixar os braços. Além deles, tenho duas pernas, uma cabeça e muitaaaaaaaaaaaaaaaa vontade de trabalhar! Muita vontade de fazer algo por mim. Recusei-me sempre a olhar para um subsídio de desemprego como quem olha para um salário que cai na conta ao final de cada mês. É a primeira vez que me encontro numa situação deste tipo ( e a última, espero!). Para mim, o subsídio de desemprego é e será sempre um recurso. Um recurso que não me está a ser dado gratuitamente, tal como o governo parece querer fazer sentir a quem o recebe. Para mim, a porcaria deste subsídio só vem até mim, porque estou numa situação que não escolhi. O desemprego bateu à minha porta mas garanto-vos que não vai levar muito a que lhe mostre a saída. Era o que faltava!
Com 26 anos e uma vida inteira pela frente e estar a desesperar porque se atravessou um obstáculo no meu caminho?! Era mesmo só o que faltava!
Tenho uma vida linda, uma família que amo e que me ama, tenho saúde, tenho amigos e tenho um sobrinho prestes a vir ao mundo e não me passa pela cabeça mais nada que não seja aproveitar estas minhas dádivas! Acontece que esta onda de positivismo (que no fundo mais não é do que deparar-me com a realidade) ficou um tanto ou quanto abalada esta semana...

Na segunda-feira fui à Segurança Social (SS) e apercebo-me que a minha empresa estava em falta comigo. O contabilista, simplesmente tinha-se "esquecido" de dar a entrada das minhas folhas de vencimento e respectivos descontos. Fiquei bamba quando a simpática senhora da SS me diz que só tinha descontos até Dezembro de 2008 e que, assim sendo, não tinha direito ao subsídio de desemprego. Depois de 36 números de espera e umas belas três horas a pavonear-me na Loja do Cidadão, tinha ido ali em vão! Liguei ao meu patrão, pedi-lhe responsabilidades. Nunca, em nenhum momento, perdi a calma mas só eu sei como me sentia. Tinha havido um erro. (Até ai nada de novo e também sabia que esse erro não era meu). O que me interessava era a solução. Essa ainda não chegou mas parece estar a caminho... Até lá espera-me mais uma jornada em frente à SS e a conquista de uma senha, entre centenas.
Na SS dizem-me ainda que devia dirigir-me ao Centro de Emprego para tratar do processo e que assim que os descontos estivessem em ordem, o dito processo avançava. Aqui sim, o que vos vou relatar é digno de uma odisseia! Tiro a senha no IEFP(outra) e tenho 93 números à minha frente. No momento em que olho para o placard luminoso pisca o 99 e eu tenho na minha mão a senha premiada com o número 192! Não desesperei. Decorei todas as leituras disponíveis naquele centro de emprego, muni-me do maior número de informação possível. Durante as três horas e meia que ali estive, intervaladas com idas ao café, ia-me deparando com as faces carregadas das centenas de pessoas que passavam por aqueles corredores, certamente em situações muito mais penosas do que a minha.
Chegou a minha vez. Entrei no gabinete nº6. Era sombrio, pequeno e nada acolhedor. Peço com licença e ouço uma voz por detrás do écrã de computador que pede que me sente. Estava prestes a conhecer uma senhora que devia estar a cortar carne num talho ( com a devida ressalva ao humanismo das muitas pessoas que têm este trabalho) mas que em vez disso estava numa secrerária do Instituto De Emprego e Formação Profissional...

(Continua....)

4 comentários:

Liliana disse...

Joana lamento que tenhas que passar por isto. O mais triste é que não acredito em erros de contabilista, até porque já passaram 6 meses desde o ultimos desconto para a ss. Em 6 meses ele não detectou o erro? Muitas empresas fazem isso. Descontam do ordenado do trabalhador esse valor supostamente para pagar à ss e ficam com ele! É vergonhoso.
Tem lá calma amiga. Um beijo grande.
lili

Loira disse...

A lili tem razão... mtas empresas, infelizmente, fazem isso...
acho q disseste tudo no teu post. Um beijinho e mta força!

PauLLa disse...

????????
6 meses de engano????
Nao axo normal!!!
Cheira-me a esturro..
Miga nao fiques parada!!!
Se isso foi de proposit o teu patrao ta lixado com F!!!!!!

jokas gds miga

Dianamãe disse...

olá Joana!
Gostei de te encontrar aqui neste mundo virtual, depois de te conhecer no mundo real :D
não costuma ser ao contrário??
é! mas connosco não foi assim, graças à Artémis.

Jinhos grandes e voltarei com toda a certeza

(desse mundo que falas também eu conheço - demasiadamente bem)