Divagações à volta da expressão "casa da mãe Joana"!

Estou indignada há já muito tempo mas só hoje é que decidi escrever acerca de um tema que tanto perturba o meu "Tico e Teco"! Acompanhem o meu raciocínio... Quando nasci (e que momento importante foi o meu nacimento para a sociedade! hihi ) os meus amados pais já tinham escolhido o meu nome. Ia chamar-me Joana, que era o nome da minha bisavó. Até aqui tudo normal, como tantas outras escolhas de nomes... Mas Joana é um nome que dá azo a uma expressão que me irrita solenemente! Quantos de vocês já não ouviram a célebre frase "Deves pensar que isto é a casa da mãe Joana!". Ora, vejamos, que estupidez é esta? A CASA DA MÃE JOANA! Na wikipédia (sim, eu andei a investigar!) diz o seguinte:
Casa-da-mãe-joana é uma expressão de língua portuguesa que significa o lugar ou situação onde vale tudo, sem ordem, onde predomina a confusão, a balburdia e a desorganização. A sua origem remonta ao século 14.


Como se isto tivesse algum mísero sentido! Se essa tal Joana, que era mãe, e que era desarrumada, existiu; então devia estar cá para eu lhe dar umas chapadas bem dadas, para aprender a não manchar um nome tão bonito como este! Ah e mais! A Joana D´Arc esforçou-se tanto para dar a todas as Joanas o valor que merecemos e esta outra Joana (a da casa) estragou tudo! Não é justo, de facto! Porque é que não é a casa da Felismina, da Maria, da Sílvia! Sei lá! Tinha de ser a casa da mãe Joana! Desculpem lá o meu desabafo mas... Não há pachorra! Prometo que um dos meus posts futuros será também sobre aquela musiquinha irritante que também envolve o meu belo nome, e que me levou a atirar uma pedra da calçada à cabeça de um coleguinha do ciclo, que achou magnífico chatear-me o juízo com a dita cançãozinha! Sim, essa mesmo, a da Joana e da papa! Por hoje, fico por aqui que o testamento já vai longo... Até estou a pensar colocar na net uma petição on-line (cada vez mais na moda) para acabar de vez com esta expressãozinha ridícula e profundamente irritante sobre a casa dessa tal mãe Joana! É que estas coisas de "brincar" com os nomes têm muito que se lhe diga! Ok, admito, se me chamasse Abreu a coisa era bem pior... Não acham?! (riso profundamente desconcertante)

0 comentários: