Por mais que tente...

Sinto que me levaram todas as forças...Há um ano atrás, esperava ansiosamente que o telefone tocasse e que do outro lado me dissessem que o meu sobrinho estava a caminho. Tinha a mala feita para ir para Viseu a qualquer altura, bastava saber que a minha mana tinha dado entrada no hospital...Nessa semana, lembro-me de chegar do trabalho tarde e, mesmo cansada, ia pintar a fraldinha que tinha comprado com tanto amor para o Tiago... Queria dá-la no dia em que nascesse. Não tive tempo de pintar o nome. Não cheguei a dar.Era uma quinta-feira, o céu tinha as mesmas nuvens cinzentas, numa espécie de cenário para o que nos esperava... O telefone tocou mas, contrariamente ao que pensava, do outro lado ouvi a frase mais dura de sempre. Foi o dia mais triste que me recordo de ter vivido. O Tiago nasceu no dia 11 de Abril, sem vida...Tudo mudou, desde esse dia... De repente, muitas coisas que achava importantes perderam todo e qualquer sentido. Alteraram-se prioridades, aligeiraram-se expectativas, aprendi a sorrir de uma maneira diferente. Dava tudo de mim para nunca ter visto a minha mana e o meu cunhado destroçados daquela forma, dava a vida para nunca ter testemunhado aquela tristeza nos meus pais, dava o meu coração por um segundo de brincadeira com o meu sobrinho...Uma parte de nós foi com o Tiago para aquele imenso céu de onde nos olha, de onde nos protege, de onde acautela o irmãozinho que cresce na barriga da melhor mãe do mundo! É assim, não é? É assim que temos de pensar, não é? E se vos disser que não consigo? E se vos disser que também eu não tenho forças? Sinto que não as tenho nem para mim, nem para a minha irmã, nem para a minha família... Não tenho.Caiem-me as lágrimas e não vos consigo esconder a revolta que vai cá dentro!Porquê Deus? Porque é que permitiste uma tragédia destas? Porque é que continuas a permitir que famílias inteiras passem por esta dor corrosiva? PORQUÊ? Tu, Todo Poderoso, Aquele que faz a justiça divina, onde estavas? A Ti não te perdoei! Não sou pessoa de crenças mas sim de convicções. Como queres que acredite em Ti se levaste o meu sobrinho? Como queres que te dê valor se, insatisfeito, apressaste-te a roubar a minha pobre avó logo a seguir? Como queres que tenha fé em Ti se continuas a permitir que as mães continuem a sofrer desta maneira?!Por favor, alguém me diga como é que esta dor vai embora... Tenho tanto medo! Tanto, meu Deus! Juro que em nenhum momento deixo que o pensamento de que algo possa correr mal com o Afonso assole a minha cabeça. Mas tenho tanto medo. Tanto que sinto o coração gelar.Aos poucos, com a ajuda de verdadeiras heroínas desta vida, aprendi a ser tia de um anjo e acredito com toda a força do meu coração que vou pegar o Afonso no colo e dizer-lhe vezes sem conta que o amo. Vou olhar o meu sobrinho nos olhos (verdes como os do avô), vou abraçá-lo, vou sentir aquele cheirinho de bebé, vou chorar de alegria, vou gritar bem alto que ele é fruto de muito amor e de muita esperança. Joana

6 comentários:

PauLLa disse...

Oh miga linda....
Estou arrasada em lagrimas pelo Tiago, por voces, familia linda, q perdeu o bem mais precioso do Mundo...
Tambem nao consigo perdoar quem nos levou os Nossos meninos... Nao devia ser permitido sofrer tanto...
Mas como costumo dizer.. Tive a sorte de te conhecer a ti e tantas outras meninas que passaram pelo mesmo que nós...
E que tanta força nos dao...
Joana, a ti agradeço toda a força e apoio qe nos tens dado...

HOJE O MEU BEIJO É SO PRO TIAGO...
E A MINHA MSG TB:
'TIAGO CUIDA DO MANO, DA MAMÃ, DO PAPÁ, DOS AVÓS E DA TIA QUE TANTO TE AMAM E SOFREM POR TI'

ÉS UM MENINO MT ESPECIAL......

Mãe Lua disse...

Como te percebo tão bem...
Queria tanto conseguir acreditar, mas às vezes não consigo.
Só para te dar um beijinho.
E tentar acreditar que o Tiago, a Maria Inês, a Mónica, o Afonso e o Gui e tantos outros anjinhos estão todos juntos a olhar por nós..(queria tanto, mas tanto acreditar...)
Beijinhos da mãe de um anjo para a tia de outro anjo.

Ana

Vera Raposo disse...

Oi Joana malditas datas que no teimam em nos perseguir..
Mais do que as datas as recordações que deveriam ter sido boas e são tão horriveis.. Realmente precisamos de momentos que venham compensar tanto sofrimento!!!
Obrigado amiga por continuares desse lado com as tuas palavras de apoio.
Beijo grande

Loira disse...

O que te vou dizer é estúpido, mesmo mto estúpido... qual a probabilidade de um raio cair 2 vezes na mesma cabeça? Não sei, mas devem ser ínfimas.
Isto para te dizer:
1) Não sei se acredito em Deus;
2) Vai correr tudo bem com o Afonso, porque sim... vai. acredita. Digo-te eu que tenho um 6º sentido apurado.
3) Infelizmente, coisas más acontecem a pessoas boas.

Liliana disse...

Joana hoje quero apenas dar te um beijinho.
Este medo que sentes, todas nós sentimos, mas temos que acreditar que lá em cima os nossos anjos nos protejem e não vão permitir que nos roubem novamente as estrelinhas que carregamos com tanto amor.
Para o Tiago, um beijo muito grande.
Para os papás do Tiago e do Afonso e para a tia babada toda a força do mundo.
Um beijinho. lili

sandraalmeida disse...

Amiga... acredita porque sou eu que te digo e como sabes, eu nunca te iria enganar!!!!

- O Tiago está num Céu bonito, é feliz e está muito bem acompanhado!

- O Afonso será "nosso"... vais ter o Afonso nos braços, não sei se com olhos verdes, mas... isso realmente não interessa, não é???

Gosto tanto de vocês... tanto, tanto!!!

PS: E se queres que te diga... até acho que a Mónica e o Tiago andam de namorico e coiso...