Fobias...

... Quem não as tem? Pois bem a esta pergunta só posso responder: EU TENHO! É verdade. E para muitos de vocês esta não é propriamente uma novidade mas também há muitas pessoas que não sabem. Então vou contar...
Sofro de apicofobia. Sim, este nome horrível significa ter medo de abelhas e animais "picantes"! Pois bem, eu não sei explicar o porquê deste medo a verdade é que já passei por situações bem complicadas à conta dele. Não vos consigo explicar... Mas cada vez que vejo uma abelha, fujo. Já não grito tanto (mas grito), entro em pânico com um medo que me bloqueia as acções, fico pálida, começo com suores frios e tem vezes que desmaio (já não acontece há muito). Não como mel (lógico!) e odeio a Primavera por causa destes bichos que aparecem aos milhares!
Já saltei de um carro em andamento porque uma abelha entrou ( e eu sai), já me joguei do 1ª andar na escola secundária e desci até ao piso inferior a deslizar por um tubo porque um coleguinha resolveu soltar um zangão na sala; já ia morrendo afogada porque uma abelha se enliou no meu cabelo na praia e eu joguei-me para dentro de água (fui salva por um colega), já me joguei da minha mota abaixo porque uma abelha resolveu aterrar na minha perna.... Um sem fim de histórias e estas são só algumas das mais caricatas!
E querem saber da melhor? NUNCA FUI PICADA! Pois é verdade, caros amigos. O facto de ser apicofóbica nunca me impediu de viver a minha vida normalmente mas a verdade é que me complica muito ter esta fobia que não sei explicar de onde veio. Ah! E para que conste: não faço distinção entre abelhas, zangões, vespas e familiares pois para mim é tudo o mesmo! Tudo me arrepia... E por mim estes bichinhos podiam desaparecer. E porque é que eu vos conto isto? Porque ontem, estava parada num semáforo, tinha a janela aberta e UMA ABELHA ENTROU! (Nota: É raro não andar com o ar condicionado no verão para evitar este tipo de situações) Pois, como devem estar a adivinhar... Eu abandonei o meu carro no semáforo e fugi! Depois caí em mim e pensei assim: "Ai Meu Deus que ainda me fazem um carjacking?" O bom senso obrigou-me a entrar de novo, sabendo que a bicha estava lá. O semáforo abriu, eu estava branca e a suar como nunca, conduzi dois metros, parei o carro voltei a sair e pedi ajuda! Houve um velhote simpático que me ajudou... Aliás eu estava tão branca que não precisei de lhe pedir coisa alguma, pois estava a escassos segundos de desmaiar! Lá me aguentei. Expliquei ao amável senhor que tinha uma fobia de abelhas e pedi-lhe que por favor me matasse a abelha porque, caso contrário, eu não era capaz de voltar a entrar no carro! O senhor entrou dentro do meu boguinhas na parte de trás, onde estava alojada a Senhora Dona Abelha e... Zuca! Conseguiu agarrá-la com um pano que eu tinha na bagageira. Ainda tenho patas esborrachadas no vidro de trás! Agradeci-lhe imenso, cheia de lágrimas nos olhos, porque entretanto comecei a chorar com os nervos. Voltei a entrar no carro e acreditem que até chegar a casa vinha constantemente a olhar para trás para certificar-me de que ela não tinha ficado lá. Por acaso, ligo a antena 3 e ouço o Alvim a falar de fobias. Sinceramente, começo a achar que não há coincidências!
Agora já sabem, onde estiver uma abelha, a Joana não está lá! De certezinhaaaaaa!

2 comentários:

Dona Mãe Babada disse...

Fobias fobias como a tua (desconhecia completamente essa tua faceta), acho que não tenho. Mas há uma relativamente extensa lista de coisas que me fazem "impressão":
1. tenho IMENSAS vertigens. fico histérica quando alguém se debruça, fico tonta e acho que estou a cair (e depois faço o movimento contrário para não cair e então aí é que quase que caio).
2. piercings. não tenho nenhum e não suporto ver pessoas a colocarem ou tirarem os seus brincos, mesmo que sejam daqueles normais nas orelhas. mas o pior mesmo é quando tenho de olhar para uma pessoa que tem aquelas argolas que deixam um buraco na orelha do diametro de um dedo. urghhhhh
3. algodão. fico toda arrepiada quando tenho de mexer em algodão ou vejo alguém a cortar um bocado de algodão (estou arrepiada agora só de pensar, a sério). benditos discos de algodão já cortadinhos, senão nunca podia limpar a pele!!!
4. insectos e repteis de uma forma geral. não costumo propriamente ter encontros imediatos de 3º grau mas... tudo o que seja animalzeco desses que voam ou rastejam fazem-me imensa confusão. vou-me embora, subo para cima de uma cadeira, chamo um homem para tratar do assunto, sei lá!
5. melgas. este é um caso muito particular, que merece destaque entre os insectos. desde criança sempre fui massacrada pelas melgas (uma vez cheguei a ser picada 30 vezes na cara, só na cara!!! parecia um ferrero rocher). não há nada pior do que aquele barulho que elas fazem perto do nosso ouvido quando estamos a tentar dormir... ainda por cima sou pitosga, por isso não me adianta de nada acender a luz e ir à caça, pois não as vejo... lá está, tenho de chamar um homem...
6. não conseguir sair de um sítio. não é que seja claustrofóbica no verdadeiro sentido da palavra, mas a verdade é que mesmo que eu esteja num sítio amplo, se sentir que não posso ir embora quando quiser (tipo se a porta está fechada e eu não tenho chave ou algo assim) fico bastante nervosa...

por agora acho que chega, este é o teu blog e não o meu... mas queria só que soubesses que embora para mim sejas única e especial, quando toca a estas coisas não estás sozinha! eu estou logo atrás. as minhas podem ser menos radicais, mas são no minimo estranhas. sobretudo a do algodão. é tão ridiculo!!! ehehehe

Catarina disse...

Eu também tenho uma fobia, não sei que nome é que se dá, mas se me quiserem ver a correr como uma desvairada é lançarem foguetes, odeio!!!!!!
Não é do foguete propriamente dito, é das canas a cair, morro de pavor que uma se espete na minha cabeça, é horrível!!!!! Por isso, quando lançam foguetes eu tenho mesmo que encontrar um sítio seguro para me enfiar, senão até corro em zigzagues :P

Beijocas do João Maria e da Catarina